
Pedagogia Waldorf
A pedagogia Waldorf está ligada à antroposofia, ciência espiritual criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, há aproximadamente 100 anos, na Alemanha. Hoje é possível encontrar escolas de pedagogia Waldorf em diversos países do mundo. A pedagogia Waldorf é apontada pela Unesco como: “modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais”.
​
O objetivo da pedagogia Waldorf é formar seres humanos livres e capazes de dar sentido e direção às suas vidas. Guiada por uma visão holística, atende as necessidades dos seres humanos de acordo com cada etapa do seu desenvolvimento. Assim não trabalha o aprendizado somente pelo “pensar” mas também pelo “sentir” e “querer”. Para alcançar essas metas as aulas possuem grande enfoque artístico, mas estão sempre atreladas à legislação vigente em cada país.
Desta forma os alunos das escolas Waldorf são apresentados desde cedo a atividades como música, pintura, teatro, trabalhos manuais, euritimia, desenho de formas entre outros. A missão dos professores é fazer com que as crianças tenham interesse pela busca de aprendizado sem fazer dessa busca uma atividade competitiva, permeando esse aprendizado de virtudes e valores humanos. Assim o aprendizado se torna uma forma de reforçar autoestima e estimular a pesquisa, despertando no aluno a admiração e vontade de descobrir, auxiliando na formação de seres humanos que queiram trazer algo bom, belo e verdadeiro para o mundo.
A proposta da pedagogia Waldorf é, sempre que possível, permitir que o mesmo professor acompanhe uma turma/sala ao longo dos nove anos do Ensino Fundamental proporcionando vínculo, segurança.


"A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar porpósito e direção para suas vidas."
Rudolf Steiner